domingo, 29 de agosto de 2010

HELENA MULLER e MARIA LUIZA MELLO em exposição na CHINA

-
A exposição DIALOGUE I ocorrida no BEEIJING INTERNATIONAL SALON OF CULTURE and ARTS BRIDGE GALLERY associado a Beijing Cultural Development Foundation, de 05 de junho a 02 de julho de 2010 contou a as participações de Helena Muller e Maria Luiza Mello.
-
Helena Muller
-

Maria Luiza Mello
-
A exposição aconteceu num importante distrito de Arte, o 798 Art Area, em Beijing, China.

Aspectos da exposição
-
--
Participaram também da mostra, entre outros, Setsuko Katayama, Annete Ring, Marinês Takano, Diana Mart e Fátima Lourenço de quem mostramos o trabalho abaixo.
-

Fátima Lourenço
Entre folhas 4, 2010, monotipia, 31,5 x 45 cm
-

LÍLIAN ARBEX em Diálogos com da Vinci

-
O Centro Empresarial de São Paulo está apresentando a coletiva Diálogos com da Vinci de 23 de agosto a 3 de setembro de 2010 com a participação entre outros de Lílian Arbex.
-
Lílian Arbex
Caminhos da infância, 2007, aquarela s/ papel
-

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SUELY CAUDURO no II Encontro Internacional de Aquarelistas de Paraty

-
Suely Cauduro estará participando do II Encontro Internacional de Aquarelistas de Paraty  que acontecerá de 25/08 a 29/08 de 2010 à rua da Matriz, 84- Centro Histórico - Paraty RJ (informações e programação).
No dia 27, das 10h às 11h fará uma palestra cujo título é Referências e Contribuições na qual fará um relato do que lhe foi transmitido por seis mestres artistas aquarelistas, na formação de sua carreira como artista e professora de aquarela. A palestra é acompanhada de uma apresentação (Power point) com aquarelas dos referidos artistas e de aquarelistas participantes da ABA - Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel e do Grupo Onze.
Das 14h às 17h realizará um workshop sobre a Invenção da Paisagem, este título é uma referência ao livro do mesmo nome, de Anne Cauquelin.
Durante o Encontro haverá exposição de Aquarelas de artistas previamente inscritos e selecionados assim como palestras e workshops de artistas estrangeiros e nacionais convidados para o evento.
Suely estará também representando, perante o Sr. Luis Angel Garcia, Diretor da Galeria Navegare e Organizador do Encontro, a Presidente da ABA Sra. Maria Laura B. de Azevedo Marques que foi convidada e não poderá comparecer, e convida a todos para participarem do II Encontro Internacional de Aquarelistas de Paraty “para juntos dos colegas e amigos colaborarmos com a divulgação da Aquarela”.
-
Suely Cauduro
Sem título, 2010, aquarela e acrílico sobre papel, 80 x 150 cm
-

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ARTISTA-PROFESSOR E / OU PROFESSOR-ARTISTA

-
Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício é o livro de Célia Maria de Castro Almeida resultante de sua tese de doutoramento defendida na UNICAMP, nele a autora, como lemos na orelha do livro, tece a trama para compreensão do pensamento, das ações e interações que o artista-professor estabelece com seus alunos e seus pares, ou seja, seu pensamento e ação dentro de um mundo que lhes parece real, coerente e subjetivamente dotado de sentido.
O livro traz também entrevistas e imagens de trabalhos de inúmeros artistas-professores, entre eles Iole Di Natale, cuja aquarela mostramos abaixo.
-

Iole Di Natale - Venezia n.2, 2008,
aquarela s/ papel, 30,5 x 45,5 cm
-

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cassiano Pereira Nunes na EXPOSIÇÃO NOVOS MUNDOS NOVOS

-
Cassiano Pereira Nunes participa, no Santander Cultural, que inaugura a sua unidade de Recife (PE), da mostra Novos Mundos Novos, que trata da vocação do ser humano em busca de transformações, inovações, novos lugares e a construção do futuro. A exposição tem curadoria de Gilberto Habib e José Luiz Mota Menezes e reúne grande diversidade de linguagens artísticas.
A mostra foi aberta ao público em 4 de agosto e fica em cartaz até 31 de outubro de 2010.
A exposição Novos Mundos Novos traz um vasto acervo histórico e tem como fio condutor a passagem pelo país do navegador espanhol Vicente Yáñes Pinzón três meses antes que o navegador Pedro Álvares Cabral. São 41 obras criadas por 16 artistas, 13 nacionais e três espanhóis.
O curador José Luiz Mota de Menezes explica que a mostra se inicia pela cartografia, com a reprodução digital dos mapas da época de Pinzón. Os cartógrafos eram os pintores da época das grandes navegações. O curador Gilberto Habib conta que o Núcleo Contemporâneo da mostra busca espelhar no presente a cultura da navegações, a partir da figura de Pinzón.
A exposição estará aberta de terça a quinta, das 14h às 20h, e de sexta a domingo, das 14h às 22h. Participam da mostra alem de Cassiano Pereira Nunes, os artistas João Câmara, Caio Reisewitz, Lester Weiss, Eder Chiodetto, André Venzon, Paulo Meira, Antoni Muntadas, Daniel Herthel, Maria Leite, Eudes Mota, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Sandra Tucci, Ana Crespo Garcia, Pamen Pereira e Marcelo Silveira.
-
Cassiano Pereira Nunes - Territórios imprecisos XVIII, 2008,
aquarela s/ papel, 28 x 76 cm
-

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Nova associada: ANGELI ARREGUI

-
A ABA-Núcleo de Aquarelistas
dá as boas vindas à sua mais nova associada
Angeli Arrgui,
de quem mostramos a aquarela abaixo
--
Angeli Arregui - Iris
-

domingo, 15 de agosto de 2010

IOLE DI NATALE no Gabineto delle Stampe

-
O GABINETO DELLE STAMPE ANTIQUE E MODERNE do Museo Civico de Alessandria, cidade italiana do Piemonte, realizou a mostra Volti, figure e altre invenzione (Rostos, figuras e outras invenções) que traça um itinerário que abrange diversos modos de interpretar a figura humana, seja do ponto de vista da expressão psicológica do rosto, seja como potencialidade plástica do corpo-figura. As obras expostas, são de mestres reconhecidos da gráfica internacional, entre eles Iole Di Natale, e fazem parte das aquisições realizadas no ano passado por esse Museu.
A respeito do trabalho de Iole Di Natale, Rino Tacchella diz no Jornal Il Piccolo de Alessandria
...obras nas quais tudo é reflexão e imagem na maneira mais despojada onde a resultante emotiva aparece mais forte graças à recusa dos efeitos pictóricos que poderiam ser procurados e mostrados utilizando a cor. Com sinceridade e pudor põe a nu os atores do seu testemunho concreto da existência quase sem dar espaço à hipocrisia do comportamento ou da beleza.
O sinal gráfico e o branco e preto das luzes e sombras favorecem esta atmosfera na qual tudo é calmo e suspenso; o tratamento gráfico por vezes contém em si uma grande força selvagem, em outras se transforma macio e flutuante com se imerso na água, por vezes tem a leveza que parece estar planando livremente no ar, mas sempre extremamente incisivo no descrever e no contar...
-


Iole Di Natale - Minha Casa no 2, 2009,
água-forte e água-tinta, 42 x 30 cm
-

Aquarela do Vovô

-

A aquarela realizada por Eduardo de Nadai em 30 de agosto de 2010, dia em que se tornou avô.
--
Eduardo de Nadai
-

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

LÍLIAN ARBEX na XXIV Mostra de Arte da Granja Viana – 2010

-
A XXIV Mostra de Arte da Granja Viana – 2010 com a participação de Lílian Arbex, entre dezenas de artistas, está acontecendo no Edifício Cultura Inglesa - Centro Brasileiro Britânico à Rua Ferreira de Araújo, 741- Pinheiros - São Paulo, de segunda a sexta das 10h às 19h sábados, domingos e feriados das 10h às 16h até 22 de agosto de 2010.



Abaixo obra de Lílian Arbex exibida na Mostra
-
Lílian Arbex - Sonhos de Outrora, 2009
aquarela sobre papel, 40 x 30 cm
-