domingo, 15 de agosto de 2010

IOLE DI NATALE no Gabineto delle Stampe

-
O GABINETO DELLE STAMPE ANTIQUE E MODERNE do Museo Civico de Alessandria, cidade italiana do Piemonte, realizou a mostra Volti, figure e altre invenzione (Rostos, figuras e outras invenções) que traça um itinerário que abrange diversos modos de interpretar a figura humana, seja do ponto de vista da expressão psicológica do rosto, seja como potencialidade plástica do corpo-figura. As obras expostas, são de mestres reconhecidos da gráfica internacional, entre eles Iole Di Natale, e fazem parte das aquisições realizadas no ano passado por esse Museu.
A respeito do trabalho de Iole Di Natale, Rino Tacchella diz no Jornal Il Piccolo de Alessandria
...obras nas quais tudo é reflexão e imagem na maneira mais despojada onde a resultante emotiva aparece mais forte graças à recusa dos efeitos pictóricos que poderiam ser procurados e mostrados utilizando a cor. Com sinceridade e pudor põe a nu os atores do seu testemunho concreto da existência quase sem dar espaço à hipocrisia do comportamento ou da beleza.
O sinal gráfico e o branco e preto das luzes e sombras favorecem esta atmosfera na qual tudo é calmo e suspenso; o tratamento gráfico por vezes contém em si uma grande força selvagem, em outras se transforma macio e flutuante com se imerso na água, por vezes tem a leveza que parece estar planando livremente no ar, mas sempre extremamente incisivo no descrever e no contar...
-


Iole Di Natale - Minha Casa no 2, 2009,
água-forte e água-tinta, 42 x 30 cm
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário